Atendimento:
(17) 3281-1285
PROCEDIMENTOS

Pós-Obesidade
Pós-Obesidade - Procedimentos - Clnica Lopes Ferraz - Olmpia-SP

Cirurgia Plástica Pós-Obesidade
São muitas e frequentes as dúvidas quanto ao papel da cirurgia plástica de contorno corporal após perdas excessivas de peso. Muitos pacientes acreditam haver uma relação de obrigatoriedade entre a cirurgia bariátrica e a cirurgia plástica de contorno corporal, de maneira que, após perdido o sobrepeso já deverá o paciente ser submetido a uma cirurgia de contorno corporal, e isso não é verdadeiro. A cirurgia plástica de contorno corporal após perdas excessivas de peso vai muito além de apenas uma mera correção dos excessos de pele.

Em primeiro lugar, deve ser notado que são  poucos os cirurgiões plásticos que se aventuraram nesse campo, uma vez que o pós obeso é um paciente com uma série de peculiaridades que deverão ser levadas em conta no planejamento cirúrgico, assim como os procedimentos cirúrgicos para correção das deformidades causadas por essa perda de peso extrema, exigem um nível técnico elevado e somente devem ser realizados por cirurgiões plásticos experientes e que realmente conhecem as alterações anatômicas e fisiológicas pelas quais o pós-obeso passou.

Em segundo lugar, existem protocolos à serem obedecidos, que irão qualificar ou excluir o paciente candidato à uma futura cirurgia plástica. À título de esclarecimento seguem alguns pré-requisitos que deverão ser alcançados pelo paciente  previamente à cirurgia:
- a cirurgia bariátrica ter ocorrido há pelo menos 2 anos;
- estar com o peso estável a pelo menos 6 meses;
- ter obtido uma resposta positiva à cirurgia para perda de peso (ter emagrecido; esvaziado);
- estar bem nutrido (com dieta incluindo proteínas);
- condição emocional equilibrada e ciente dos ganhos e limitações de cada cirurgia (normalmente o pós obeso necessita de mais de uma cirurgia; abdome, mamas, braços, coxas...);
além de avaliações cardiológicas e outras particulares a cada caso.

Uma vez preenchidos esses critérios o paciente pós obeso poderá ser submetido com segurança á uma cirurgia de contorno corporal e aos benefícios através dela obtidos.