Atendimento:
(17) 3281-1285
News

Sistema imunológico está relacionado ao Alzheimer

Sistema imunológico está relacionado ao Alzheimer - News - Clínica Lopes Ferraz - Olímpia-SP Postada em  10/04/2015

O sistema imunológico parece ter incidência sobre o Mal de Alzheimer e tal indicação deve permitir a elaboração de novos tratamentos contra a forma mais comum de demência no planeta, destaca um estudo da universidade de Duke publicado no Journal of Neuroscience.

Segundo o estudo, algumas células do sistema imunológico, que normalmente protegem o cérebro, consomem um nutriente-chave, a arginina, e em testes com ratos os pesquisadores conseguiram bloquear o processo com uma pequeña molécula de droga, impedindo a perda de placas cerebrais e da memória.

O estudo reconhece que ainda não está claro o papel preciso das células do sistema imunológico na enfermidade, mas destaca que a pesquisa pode orientar para uma nova potencial causa do Mal de Alzheimer, abrindo a porta para novos tratamentos.

"Se, de fato, o consumo de arginina" por parte de células do sistema imunológico "for importante para o desenvolvimento da enfermidade, provavelmente poderemos bloquear isto e reverter a doença", destacou Carol Colton, professora de neurologia da faculdade de Medicina de Duke, uma das principais autoras do estudo.



Outras Notícias

14
ABR
2015
   
Estimulação intracraniana reduziria avanço de Parkinson
06
ABR
2015
   
Quer emagrecer ´sem pensar´? Saiba 8 truques surpreendentes
02
ABR
2015
   
Estudo: gravidez pode retardar processo de envelhecimento